segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Artrite Reumatoide, Diagnóstico



A Artrite Reumatoide se classifica em:

- Artrite reumátoide soro positiva.

- Artrite reumátoide soro negativa.

*A Artrite Reumatoide soropositiva é quando o fator reumatóide e Anti-CCP são positivos.

*A Artrite Reumatóide soronegativa é quando as provas reumáticas são negativas, Fator Reumatóide e/ou Anti- CCP.


Para estabelecer o diagnóstico da AR é necessário 3 coisas básicas na reumatologia: 

* Exame físico.

* Exames Laboratoriais.
* Exames de imagem ( Raio X, Ultrassom, Ressonância Magnética)


É quando o médico realiza o exame detalhado de articulações por articulações, acredito ser impossível exercer a medicina em reumatologia sem a presença de rigoroso exame físico, tem coisas na AR que não são passíveis de serem vistas, más podem serem sentidas, como a formação de panus (um tecido articular específico na AR). O médico reumatologista soma o que ele encontra no exame físico ao que o paciente refere (conta). Muitas vezes é possível estabelecer diagnóstico através da soma dessas 2 coisas, exame físico e relatos do paciente.


Exames Laboratoriais



Quando começamos a investigar a AR, é solicitado por nossos médicos uma lista gigante e assustadora de exames, digo isso, pois com muita freqüência eu recebo e-mails de pessoas assustadas com a lista gigante de exames que o médico pediu. O diagnóstico da AR muitas vezes é um diagnóstico de exclusão, o médico precisa pedir vários exames, pois outras doenças podem apresentar dor articular e edema. Para segurança no diagnóstico o médico solicita vários exames de sangue ao mesmo tempo, nas próximas consultas não será solicitado tantos exames.

Exames laboratoriais em reumatologia, são solicitados com critérios e o que serve para 
A Artrite Reumatóide soronegativa é quando as provas reumáticas são negativas, Fator Reumatóide e/ou Anti-CCP.o médico avaliar a necessidade de pedir exames de sangue ou não, é o exame físico e a queixa do paciente.


Geralmente os exames laboratoriais se dividem:


*Exames laboratoriais para diagnóstico inicial
*Exames laboratoriais para acompanhamento

*Exames Laboratoriais para Diagnóstico Inicial

*Hemograma completo na AR podemos apresentar alterações células sanguíneas 
*VHS e PCR (Proteína C reativa) - Provas de Atividade Inflamatória, se elevam na presença de inflamação, porém são inespecíficas para diagnóstico pois não diz onde está a inflamação, na AR é comum ter VHS e PCR elevado. 
*DHL, CPK, TGO, TGP, Aldalose

*Enzimas musculares
*Fator Reumatóide ou Waller Rose - Elevado na presença de AR, porém pessoas que nunca tiveram AR podem apresentar o FR elevado, portanto sem sintomas clínicos o FR elevado é inespecífico.
*Anti-CCP - Importante e o mais moderno marcador da artrite reumatóide, porém é possível existir AR com anti-ccp negativo.
*Anticorpos Antifilagrina e profilagrina


Marcadores complementares para o diagnóstico de AR


*HLA – B27 - Marcador para Espondiloartropatia
*ASLO - Marcador da Febre Reumática
*Alfa-1-glicoproteína ácida - Prova de atividade inflamatória
*FAN – Fator Anti-Núcleo - Geralmente está presente nas doenças reumáticas, serve como marcador para o Lúpus Eritematoso Sistêmico, é definido por padrões, sendo determinado por títulos, porém, é inespecífico, pessoas que não tem doenças auto-imune podem apresentar FAN positivos, portanto o resultado desse exames sem sintomas não configura diagnóstico. Um exemplo de resultado de FAN é Padrão Pontilhado Fino, título 1/160.
*Análise Líquido Sinovial - È realizado quando o médico colhi o líquido sinovial da articulação e manda para o laboratório analisar.
*Urina I - Infecção de urina, pode elevar níveis de PCR e VHS, e também é possível desenvolver Artrite Reativa por infecção de Urina.
Marcadores de Doenças Infectocontagiosas

Durante a investigação da AR, podem ser solicitados exames para verificar a presença de doenças infectocontagiosas como, HIV, Hepatite, Citomegalovírus, Sífilis e demais doenças.

Não se assustem com a quantidade de exames e ao pegar os resultados não fiquem consultando o Dr. Google, pois o Dr. Google não é seu médico e não conhece os seus sintomas e achado clínicos.
Nem sempre exames positivos e alterados querem dizer que estamos mais ou menos doentes.



-Exames laboratoriais comuns de acompanhamento 

*Hemograma
*VHS

*PCR
*TGO e TGP, Fosfatase Alcalina, são os mais usados como Prova de função hepática, para acompanhar se a medicação tem causado danos para o fígado.
*Uréia, Creatinina - usados para avaliar a função renal, também como cuidado dos efeitos tóxicos de algumas medicações.
*Urina I
*Fator Reumatóide à cada 6 meses

-Exames de Imagens


*Radiografias de mãos e punhos
*Ultrassonografia
*Ressonância Magnética de mãos e punhos

Importante: guarde seus RX e ressonâncias, eles são importantes para o médico reumatologista verificar o avanço radiológico da artrite reumatóide.
Anti-CCP e Ressonãncia


Infelizmente no SUS “Sistema Único de Saúde” o exame Anti-CCP não está disponível para todos, apenas para casos especiais e também encontramos importante dificuldade para fazer Ressonância Magnética, sendo tanto o Anti-CCP e a Ressonância Magnética de alto custo para o padrão econômico da população que utiliza o Sus.


 Fonte:http://www.sbac.org.br/pt/pdfs/rbac/rbac_37_04/rbac3704_01.pdf


Marcadores Inflamatórios na Artrite Reumatoide
 Fonte: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/viewFile/1138/677

Nenhum comentário:

Postar um comentário